Páginas

6 de dezembro de 2010

Comissão apoia portadores de deficiência

CAENE fortalece política de inclusão para estudantes na Universidade.
Por Cíntia Braga

A Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Especiais (CAENE) foi criada pela Portaria nº 203, de 15 de março de 2010 para fortalecer a política de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais na UFRN. A atual sede está localizada no prédio da Reitoria, mas tem a pretensão de mudar-se para o Centro de Convivência no próximo ano.

A CAENE pretende propor soluções para eliminar as barreiras atitudinais, arquitetônicas pedagógicas e de comunicação na Universidade. A equipe iniciou com cinco pessoas e hoje conta com 10 profissionais. De acordo com o presidente da Comissão, Francisco Ricardo Lins de Melo, já existia um trabalho anterior de três ou quatro anos. “O que mudou foi que a ação passou a ser institucionalizada”.

Várias atividades são realizadas pela Comissão, o apoio, a orientação e o atendimento aos alunos e aos coordenadores de cursos, além do mapeamento dos estudantes com necessidades educacionais especiais presentes na UFRN. “Temos feito várias ações onde buscamos estruturar os serviços para atender aos estudantes”, informou o presidente. Hoje existem 24 alunos portadores de deficiências nos Campi da UFRN, sendo 12 com deficiência física, oito com visual (cegueira total ou baixa visão), três deficientes auditivos e um com deficiência múltipla.  

Questionado sobre os resultados da Comissão, Ricardo Lins observou a elaboração da Resolução nº 193 de 21 de setembro de 2010. O documento é uma regulamentação interna que ampara os estudantes com necessidade educacional especial dentro da UFRN.

UFRN diminui barreiras arquitetônicas para portadores de deficiência



Saiba mais: Uma pequena aprendizagem com algumas infomações sobre os portadores de deficiência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário