Páginas

9 de dezembro de 2010

Coração da Universidade

Com uma estrutura imponente, a Reitoria da UFRN chama atenção por sua beleza e projeto arquitetônico
Por Eugênio Spíndola

A Reitoria é o local da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN - onde há a ressonância da sociedade, das crises e comemorações dos estudantes da Instituição. Todas as Pró-Reitorias e toda a Administração Central da UFRN ficam localizadas na Reitoria, sendo considerado o coração da UFRN.
O primeiro prédio da Reitoria, em termos de construção, funcionou em frente a Escola Doméstica, onde hoje é o 3º Distrito Naval. Nessa época, os cursos da Universidade eram espalhados pela cidade. Tendo como exemplo que na Fundação José Augusto funcionava os cursos de Filosofia e Jornalismo e no Anísio Teixeira funcionava o curso de Pedagogia.

No início da década de 70, a Universidade se volta, então, para o atual Campus Universitário. Construída durante o governo militar de Emílio Médici, a Reitoria, com uma arquitetura estruturada no estilo neoconcretista, é instalada na parte mais alta da Universidade, de maneira que, da sala do Reitor, toda a UFRN possa ser vista. Sua construção grandiosa foi bastante criticada pela sociedade pelo estado ser pobre.

O destaque da Reitoria é um grande painel esculpido pelo artista plástico potiguar Manxa em fevereiro de 1979. Batizado de Guernica Nordestina, a obra que adorna a fachada do edifício apresenta um sol cercado por formas humanas em sofrimento. O trabalho, restaurado em 1994, se inspira da tela Guernica, pintada por Pablo Picasso em 1937 - baseada no bombardeio sofrido pela cidade espanhola de mesmo nome por aviões alemães.

-

IMAGENS:


-

VÍDEO: Protesto sobre a qualidade da comida do RU
A Reitoria é o principal local onde há resposta dos estudantes, seja para crises ou comemorações. Nesta reportagem, o professor de história Kokinho comenta sobre uma das manifestações ocorridas na Reitoria durante o período da redemocratização do movimento estudantil da UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário