Por Kamyla Matias
Nos últimos dois anos temos observado uma popularização do uso de notebooks nos corredores e praças do campus da UFRN, tanto por professores quanto por estudantes. O computador portátil tem se tornado uma importante ferramenta acadêmica, porém professores protestam sua entrada na sala de aula e reivindicam a atenção dos alunos.
José Duarte, mestrando em Antropologia Urbana pela UFRN, fala positivamente sobre a aquisição do notebook na graduação: “A função ‘multitarefa’ do computador portátil, com o Oficce permitindo construir e editar textos e planilhas, editar imagens, navegar na internet, é sem dúvida um marco real no modus operandis acadêmico e na sociedade em rede.”
Em contrapartida, professores reclamam de mau uso por parte dos alunos dentro da sala de aula. O professor Dr. Itamar Nobre da UFRN, explica que os alunos perdem a atenção: “Se eles tivessem a consciência de utilizá-los exclusivamente para o acompanhamento das aulas e do conteúdo mediado pelo professor, seria sim um incremento no aprendizado deles. Só que isso não acontece. O que acontece é: alunos acessando a Internet ou vendo algo que não esteja relacionado com as aulas”.
Para deixar clara a sua posição sobre o uso de notebooks dentro de sala de aula, o professor de Física Kieran Mullen, da Universidad de Oklahoma derramou nitogênio líquido sob um laptop diante de seus alunos. Em sua página pessoal na web ele explica: “Estudantes em uma classe de aula grande podem ser distraídos por outros assistindo filmes, lendo notícias, sites e jogos em seus laptops. Eu tinha avisado os alunos muitas vezes sobre não usar seus laptops durante a palestra. A manifestação teve o efeito desejado de melhorar o atendimento do aluno”.
Em meio a tantas exclamações, em Cubatão/SP estar nascendo um novo modelo de educação. O uso de notebooks para incrementar o aprendizado de estudantes nos primeiros anos do Ensino Fundamental já virou realidade em três escolas municipais. Estamos acompanhando atualmente uma revolução no sistema de educação, e se faz necessário que seus gestores se apropriem o quanto antes das novas possibilidades que surgem dentro da sala de aula.
Veja o álbum O uso de Notebook e suas possibilidades:
Curta o Curta Vitrola Digital
Veja o álbum O uso de Notebook e suas possibilidades:
Curta o Curta Vitrola Digital
Curtametragem em stop motion que retrata o encontro dos amigos Vitrola e Duarte numa viagem pelo mundo em apenas um clique. Entre textos acadêmicos e avisos da BCZM, Vitrola mostra ao seu amigo o leque de informações que podem ser acessadas com mais facilidade através do seu notebook em ritmo descontraído!
Nenhum comentário:
Postar um comentário